Vale obtém aval para retomar operação de mina em Mariana
12 de novembro de 2019
ANM lança sistema público para monitorar barragens de mineração
30 de janeiro de 2020

A prospecção mineral constitui parte importante das áreas de geologia e engenharia de minas. Ela é fundamental antes de se iniciar a mineração em si.

Mas afinal o que é a prospecção mineral? É isso que veremos no texto de hoje!

O que é pesquisa mineral?

A pesquisa mineral é constituída por diversos trabalhos voltados para o encontro de uma jazida, sua exploração e aproveitamento econômico.

Parafraseando o código de mineração, a pesquisa mineral compreende diversos tipos de trabalhos, tanto de laboratório, quanto de campo. Sendo eles: “levantamentos geológicos pormenorizados da área a pesquisar, em escala conveniente; estudos dos afloramentos e suas correlações; levantamentos geofísicos e geoquímicos; aberturas de escavações visitáveis e execução de sondagens no corpo mineral; amostragens sistemáticas; análises físicas químicas das amostras e dos testemunhos de sondagens; e ensaio de beneficiamento dos minérios ou das substâncias minerais úteis, para obtenção de concentrados de acordo com as especificações do mercado ou aproveitamento industrial.”

Os 4 sinais que de a área é promissora

Para que uma área seja considerada promissora, é necessário que a Pesquisa Mineral avance por 4 fases:

Fase 1

Na fase 1, identifica-se anomalias através de estudos realizados previamente e inicia-se o processo do requerimento de área para solicitação da pesquisa mineral.

Fase 2

Na fase 2, realiza-se a checagem e avaliação de todas as anomalias. Buscando, com isso, reduzir para os alvos com grande potencial e descartar possíveis falsas anomalias.

Fase 3

Já na fase 3, os alvos identificados são checados por meio de sondagens. Desse modo, é possível obter uma melhor confirmação e um novo descarte de alvos com baixo potencial.

Fase 4

Finalmente, na fase 4, o depósito já foi severamente estudado, com levantamento do potencial econômico e uma cubagem total. Já preparando para as operações de exploração.

Quais são os métodos mais comuns em prospecção mineral?

A prospecção mineral possui alguns métodos, a seguir serão citados apenas os mais comuns.

Prospecção geofísica

A prospecção geofísica utiliza dados geofísicos de diversos aparelhos, Dentre eles: emissor de partículas radioativas, mapas magnéticos e diferença de densidades superficiais. Geralmente os levantamentos aéreos são os mais caros, enquanto que métodos mais locais são bem mais acessíveis.

Prospecção geoquímica

Já a prospecção geoquímica estuda as características químicas das rochas. Principalmente daqueles zoneamentos que, durante a formação do minério acabam sendo formados também, e indicam a presença do minério.

Levantamento de campo             

Esse método é considerado o de melhor custo-benefício. Ele é amplamente realizado por geólogos que coletam dados in loco (em campo). Esses dados podem ser coletados em pequenos pontos de afloramentos, cortes de estradas e em minerações já começadas.

Sondagem                                                                                            

É o método mais comum de prospecção, que utiliza da perfuração de rochas e retirada de amostras.

Como comprovar a existência de um corpo mineral?

Depois de concluir a pesquisa, um relatório final é realizado, caso comprovada a existência do corpo mineral, e ele for economicamente viável, pode ser começada a exploração. Mas, caso não seja comprovada, ele é apenas arquivado.

Quem faz prospecção e pesquisa mineral?

É importante ressaltar, primeiramente, que nenhum proprietário de terra é dono do subsolo e das riquezas encontradas nele, elas pertencem à União. Ainda assim, pessoas podem reivindicar o direito de extraí-las.

Qualquer brasileiro, apto a realizar atividades de mineração, pode pedir o requerimento de pesquisa de uma certa área. Entretanto, para realizar esse requerimento, a área não pode ter sido requerida anteriormente.

Com isso, conclui-se que a prospecção mineral é de suma importância, pois contribui diretamente para o avanço da mineração. Estando ela, também, ligada ao desenvolvimento do país.

Autor: Juan Pedro / Site: https://www.minasjr.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?