Invest Mining lança chamada para projetos de mineração em fase de captação de recursos

Brasil tem potencial para projetos de minerais de transição energética
23 de junho de 2022

A primeira chamada do Invest Mining busca identificar bons projetos de mineração para receber financiamento de investidores interessados em aportar recursos no setor mineral brasileiro.

Na abertura do evento, Bruno Aranha, diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES falou da longa trajetória do banco em financiar projetos de mineração.  Disse que a instituição tem buscado facilitar o acesso a crédito ao setor de mineração e que o Invest Mining   pode fazer a “conexão entre setor produtivo e financeiro com inovação”. 

Pedro Paulo Mesquita, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e energia   lembrou da importância do setor para a economia do país.  “O financiamento no Brasil está em uma fase de transformação”, disse citando que o governo pretende ampliar a garantia para financiamentos a outros direitos minerários e não apenas para concessões de lavra.  O secretário lembrou ainda que foram feitos dois IPOs de projetos na bolsa brasileira, recentemente.   “Vamos expandir a capacidade de financiamento”, afirmou Mesquita. 

O Presidente do Conselho Superior da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), Marcos André Gomes Gonçalves, ressaltou que financiamento sempre foi o “calcanhar de Aquiles” do setor.  Segundo ele, a primeira chamada do Invest Mining marca o início de um novo ciclo, que culminou com uma série de esforços da ADIMB juntamente com outras entidades como ABPM e IBRAM no sentido de criar novas fontes de financiamento ao setor. “Este evento acontece numa data importante, pois hoje é o Dia do Geólogo,  uma categoria de profissionais que tem papel relevante para o desenvolvimento sustentável do país”

Luís Maurício Azevedo, presidente da ABPM, avaliou que o mundo passou por uma grande transformação nos últimos anos tendo atingido também os players internacionais da mineração. Segundo Azevedo, essas mudanças acarretaram em uma busca pela diversificação de comodities. “O capital deixou de ser especulativo, as empresas que atuam no setor de mineração no Brasil estão mais fortes e maduras”.

Azevedo destacou também o interesse dos investidores internacionais em construir projetos no curto prazo, citando como exemplo a Sigma Lithium que elevou em quase três vezes (US$ 5,1 bilhões) o valor de seus ativos. O presidente da ABPM defendeu também a necessidade de criar novos instrumentos de financiamento para o setor, como uma bolsa brasileira voltada para financiamentos das empresas de mineração.  “O Invest Mining é uma ponte para ampliar e alicerçar novas fontes de investimento”, disse.  

Raul Jungmann diretor-presidente do Instituto Brasileiro da Mineração (IBRAM), citou as grandes corporações do setor mineral, que são players globais e têm acesso a fontes de financiamento. Entretanto, “a grande maioria do setor muitas vezes tem dificuldade de obter crédito em um país com os problemas estruturais que temos. A rede Invest Mining é muitíssimo bem-vinda. Estamos aqui dando um passo importantíssimo para conseguir estrutura de financiamento para o setor mineral.”

Miguel Nery, gerente executivo da ABPM, explicou que a Investi Mining é uma rede colaborativa que busca promover uma cultura de investimentos no setor de mineração do país, atrair e diversificar a produção mineral. “A rede está focada na promoção do financiamento das atividades de mineração no Brasil, fomentando ações que resultem na melhoria do ambiente de negócios visando a atração de investimentos e, consequentemente, a expansão, a diversificação da produção mineral e o aumento do número de empresas mineradoras atuantes no país”, disse. 

Nery apresentou o formulário que as empresas interessadas em participar da primeira chamada deverão preencher e enviar a partir do dia 1º de junho.  Segundo ele, o prazo final para receber os projetos se encarram em 31 de junho. E que, após essa etapa, as empresas passarão por uma triagem e as selecionadas serão convidadas a apresentar seus projetos aos investidores interessados em aportar recursos em projetos de mineração no Brasil.

Para saber mais acesse:  www.investmining.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.
Ler mais